Domingo, 11 de Setembro de 2005

GNITROPS - ACIFNEB

10 de Setembro de 2005, mais ou menos 9 horas da noite...

...aí estou eu a entrar no Estádio do Sporting Clube de Portugal.

Na esperança levo a vontade de assistir a um grande jogo, a um emocionante clássico de Portugal e que no fim a vitória sorria ao Sporting...

Chego ao lugar, falo aos companheiros de sofrimento de cada quinze dias e sento-me, acendo um cigarro e comento para o lado o primeiro golo do F.C.Porto...

...entra o "Manel", personalidade da história do Sporting, escolhida para este jogo, grande ovação, lágrimas do próprio e junta-se a ele em pleno relvado, outra "figura" para pôr um cachecol sobre o do "centenário" que o "Manel" já ostentava...

...penso para mim, algo não está bem! o que faz esta "figurinha" em pleno relvado e autorizado por quem...

Três dos inúmeros "golos" verde e brancos...

SCP2-Benfica1-10Set05 070.jpgSCP2-Benfica1-10Set05 137.jpgSCP2-Benfica1-10Set05 173.jpg (fotografias cedidas por João Fialho - www.emdirecto.blogspot.com)

Três dos inúmeros "golos" vermelho e brancos...

SCP2-Benfica1-10Set05 061.jpgSCP2-Benfica1-10Set05 090.jpgSCP2-Benfica1-10Set05 058.jpg (fotografias cedidas por João Fialho - www.emdirecto.blogspot.com)

...Já estamos a começar mal, as ofensas vão-se ouvindo e alguns petardos também, mas enfim, nada de extraordinário e que não aconteça em todos os jogos e em todos os lados.

Começa o jogo, continuam alguns petardos a ecoar no fosso do estádio e já alguns, como eu reclamam para estupidez destas "bestas", parece que a história não lhes diz nada e a memória é curta... e continua, continua petardo atrás de petardo, bomba atrás de bomba e os "meninos" lá fazem a sua festa, encharcados em alcool e sem respeitar ninguém, nem sequer a eles próprios.

Noutro sector entra a carga da polícia, afasta alguns, bate noutros, mas depois não ouvimos falar de quaisquer detenções, fica sempre a ideia de que é bater por bater, e apenas fazem destes "meninos" vitimas, ao ponto de serem defendidos pelos clubes e dirigentes.

(golo do... não interessa)

Mais petardos e mais ofensas, e tudo para intervalo...

Recomeça o jogo e recomeçam os petardos, até que no meio da bancada, entre as claques do Sporting - DUXXI e do Benfica se ouve um estrondo diferente, o fumo sai do meio de inocentes e a Cruz Vermelha corre, uns quantos saiem em braços, outros correm bancada abaixo ou bancada acima, felizmente, poucos feridos e sem gravidade...

(golo do... também não interessa)

...voltemos ao jogo, a emoção regressa e a alegria de poucos contrasta com a tristeza de muitos, enfim futebol, foi para isso que lá fomos, ou não?

(golo do... que se "lixe")

Mais petardos, mais bombas, mais ofensas e já quase todo o estádio assobia contra isso mesmo... o jogo acaba, o Sporting ganhou, mas sinceramente, perante tanta... nem sei que lhe chame.

Saio e vou ouvindo os comentários no rádio e não é que para meu espanto, ouço um alto responsável do Sporting dizer que o público "esteve de parabéns por puxar sempre pelo Sporting" (é verdade) "e em especial as claques" (haja vergonha) "e que culpa a polícia por ter acompanhado mal as claques do Benfica" (dou-lhe 25% da verdade).

Que triste, será que estes tipos não conseguem ter pulso forte quando é preciso? E se mais feridos e outras coisas mais graves acontecessem? Como é que as tais "figurinhas" entram no relvado, e depois organizam este tipo de postura? Quando é que há coragem de os colocar na linha e ficarem sem benefícios nos jogos?

Eu sinceramente estou farto, e depois são uns heróis, quando lhes dão tempo de antena na tv, acompanhados pela polícia rua fora a ofender, agredir, partir com a maior das naturalidades, fazem o que lhes apetece, os clubes protegem-nos, dão-lhes vantagens sobre quem paga e vive o clube, e quando chega a hora de responsabilizar são sempre os outros...

Por mim, já, salvo raras excepções, dispenso estas claques, que não são mais que bandos de arruaceiros, protegidos e resguardados, pela própria polícia, para fazerem o que bem lhes dá na inútil vontade, estragando momentos de prazer a quem os procura no futebol.

O Sporting ganhou, mereceu e eu estou feliz mas não me soube ao mesmo e agora só quero ver se a liga tem mão pesada e faz o que lhe compete... mas, e quem é que depois assume os custos para com a equipa, o clube e os que investiram nos bilhetes que já estão pagos...

Alentejanices...:
António José Ramos às 23:43
link | diz lá tu
7 comentários:
De Anónimo a 14 de Setembro de 2005
Foi este espectáculo degradante das bancadas que me afastou definitivamente dos estádios.lumife
(http://bxalentejo.blogspot.com)
(mailto:lumife@sapo.pt)
De Anónimo a 12 de Setembro de 2005
Tens nas tuas as minhas palvras, os dirigentes para mim são os culpados do estado em que o futebol chegou! viva o sporting!!!! http://terroret.blogs.sapo.ptMR TEORIAS PARVAS
(http://terroret.blogs.sapo.pt)
(mailto:anonino.master@gmail.com)
De Anónimo a 12 de Setembro de 2005
Viva no nosso Sporting! Mas de facto as claques deviam ser mais controladas pelos dirigentes dos clubes, já que são um factor de instabilidade e são uma das razões pelas quais eu não vou aos clássicos. Não e apetece levar com uma pedrada, ou ser sovado no Metro.
Infelizmente os dirigentes andam de mão dada com estes animais. Veja-se o caso do Sr. Pinto da Costa, que foi "acompanhado" pelos Ultras do seu clube, quando foi prestar declarações no caso Apito Dourado.Assim irão cada vez menos familias aos jogos!eu
</a>
(mailto:eu@hotmail.com)
De Anónimo a 12 de Setembro de 2005
Concordo plenamente e fico triste por ver que nada fazem, até se perde a vontade de ver este e qualquer outro jogo, pois já sabemos que por esta ou outra razão à sempre "merda".
Quanto ao jogo nem fale a pena dizer que o arbitro esteve mesmo a torcer pela equipa que quis. "Grande expulsão"Sportinguistas sejam justos e digam se alguma vez merecia o cartão vermelho, depois de tantas jogadas já acontecidas.Cristina Ramos
</a>
(mailto:hcristy71@sapo.pt)
De Anónimo a 12 de Setembro de 2005
Pois é!
Fico feliz por não ter rebentado nenhum perto de ti.
E ainda dizem que é seguro ir assistir a estes jogos. Ainda ontem um policia, entrevistado no Jornal da 1 na SIC disse que quase todas as semanas leva o seu filho, pequeno, aos jogos do seu clube, porque considera que é seguro. Não percebo como é que pode ser seguro quando continuam a haver jogos como o de sábado. E ainda acho mais estranho a segurança e fiscalização que é feita à entrada, não percebo qual é o critério, porque a mim uma vez que fui ver um jogo do BENFICA, ao fazerem revista à minha mala, não me deixaram passar com um rolo fotográfico virgem. No entanto petardos podem entrar. Compreende-se, um petardo é muito menos perigoso do que um rolo fotográfico.
beijinhos para todos. Rramos
</a>
(mailto:daf@cm-estremoz.pt)
De Anónimo a 11 de Setembro de 2005
Totalmente de acordo.
Também já tive oportunidade de deixar na blogosfera a minha opinião sobre este assunto. Aproveitei para colocar lá umas fotos.

Pelos vistos, somos poucos os que nos preocupamos com estas coisas.
Já nem os dirigentes querem saber ..... vão continuar a fingir que nada de grave se passa, o clube paga uma "multazinha" para calar as bocas dos eventuais críticos e para a semana há mais.

Não nos podemos esquecer que continuamos a viver no país do faz de conta. Digo eu.

Ja agora, desculpe a publicidade, aproveite para visitar o blog de um amigo meu, que acertou em cheio no "resultado" do derby.
Pode ver em
http://tudoemgrande.blogspot.com/
no post "futebolês".

Saudações alentejanas.
João
(http://emdirecto.blogspot.com/)
(mailto:alentejodive@yahoo.com.br)
De Anónimo a 26 de Abril de 2007
socio tu es e maluko

Comentar post

procura aqui...

subscrever feeds

Alentejanices...

todas as tags

há mais estas...