Sexta-feira, 29 de Setembro de 2006

O "saco" do vereador...

Continua a existir em alguns autarcas do Alentejo a ideia de que quem escreve ou tem opinião num qualquer blog é simplesmente um “clandestino” que não gosta de dar a cara, que não aceita opiniões divergentes e que se esconde por trás de um pseudónimo qualquer…

 

Depois de outras “impressionantes” opiniões, eis que surge a mais recente, vinda directamente de Estremoz, do vereador socialista do executivo camarário, Sr. Jorge Canhoto, numa excelente, disponível e mui actual entrevista, publicada no Jornal ECOS (de Estremoz).

 

Questionado a certa altura sobre algumas notícias veiculadas em alguns blogs, eis a resposta, com a devida vénia ao ECOS:

 

(…)

 

Quem escreve em blogs é porque tem medo de discutir assuntos, que podendo ser importantes para todos, se tem de se defrontar em campo aberto com opiniões diferentes e que podem não ir de encontro às suas. Esse é um tipo de guerrilha muito próprio de quem gosta de matrizes de clandestinidade, mas que naturalmente não é exclusivo de uma ou outra área politica. Durante 50 anos tivemos em Portugal o exemplo, que não sendo um blog, deu naquilo que se sabe.

 

(…)

 

Meu caro Jorge, colocar todos os cidadãos que escrevem em blogs no mesmo saco parece-me mal e desapropriado e nada justo para um sem número de opiniões bastantes válidas que certamente um politico atento deverá muitas vezes utilizar para auscultar o sentimento da população, como estou certo que o faz.

 

Agora e só, falo por mim e pela distância que me mantêm longe da minha terra que V. Exa. faz o favor de “gerir” com um mandato popular e bastante legitimo.

 

Quem não se sente não é filho de boa gente” e como tal aqui vai o meu sentimento sobre as suas opiniões:

 

Não tenho medo de discutir assuntos em campo aberto e se forem sobre a minha terra, é só dizer onde é o campo, mas olhe que este dos blogs é sem dúvida muito aberto, por vezes até de mais.

 

Matrizes de clandestinidade, também as há, mas olhe que nem todos, veja só quantos há sobre Estremoz e que dão a cara, como é óbvio também concordo que muitas vezes esses espaços são utilizados de forma menos adequada, por vezes até vergonhosa, mas se até os jornais o são… alguém pode ter a certeza de que esta sua entrevista num momento conturbado da sua gestão ambiental (falo do lixo…) não foi “encomendada” para sair em altura precisa em que as vozes se levantam um pouco de todo o lado. E já agora, olhe que por vezes fazem melhor por Estremoz alguns anónimos que muitos que passam o tempo na frente dos olhares de todos, como em tudo na vida é apenas uma questão de opção e de que tipo de caminho se escolhe.

 

Digo desde já que não estou contra que se esclareça a população por este meio, até acho que já vem um pouco tarde, apenas refiro que é preciso cuidado com a classificação que se atribui, especialmente no acto de colocar tudo no mesmo saco.

 

Gosto muito de opinar em blogs, gosto essencialmente de falar de coisas sérias mesmo que por vezes a brincar, não gosto de ofender ninguém e quando tenho dúvidas questiono quem de direito na esperança de obter respostas, neste mesmo espaço que é o BLOG Alentejanices …”, questionei a abertura de uma porta na muralha e fui em busca de respostas, quer da CME , quer do IPPAR , de ambos recebi resposta das quais fiz eco da mesma forma… a isto também se chama informação e apesar deste assunto ainda pertencer ao executivo anterior, a porta lá está e as pessoas falaram sobre o assunto.

 

As opções de nomear as coisas ou as pessoas cabe à consciência de cada um que escreve ou emite opinião… caberá a todos, inclusive e especialmente a si como responsável, fazer a triagem selectiva do que deve ou não aproveitar para a sua gestão, quer de pessoas, de meios ou do espaços que lhe estão atribuídos.

 

Por mim e pelas minhas opiniões terá sempre um aliado ou pelo menos um “escriba” atento num qualquer BLOG perto de si.

 

Bom trabalho por Estremoz (sinceramente e agora já a tratar-te por tu...)

o "SACO" enche e mais alguns "filhos de boa gente" se vão sentindo:

eu, tu e o Gadanha....

Praça da República em Beja

Papiro

António José Ramos às 18:43
link do post | diz lá tu
4 comentários:
De Estou Farto a 2 de Outubro de 2006 às 09:17
Excelente resposta sobre a questão de opinar nos blog´s sobre quetões políticas e que tanto incomoda os "senhores" autarquas nos seus feudos!
Excelente blog!
De webmaster a 5 de Outubro de 2006 às 11:01
Não podia estar melhor, dou nota 20 porque não posso dar mais.

Concordo plenamete, e deves ter ainda outras tantas coisas para dizer, mas... enfim é assim, não batas mais no céginho.

Abraços
Ciborrenses.com
De nikonman a 8 de Outubro de 2006 às 21:06
Destacado na Praça.
De maremoto a 8 de Outubro de 2006 às 22:39
Excelente. Vou fazer uma chamada de atenção no meu Papiro.

Comentar post

ano X... por António José Ramos

correio para mim, é aqui
connosco

ESTREMOZ

Estremoz

escuta aqui a

Rádio Despertar - on-line

procura aqui...

subscrever feeds

Alentejanices...

todas as tags

há mais estas...