Segunda-feira, 20 de Junho de 2005

Estremoz - 23 a 26 de Junho de 2005

dia da FA 2005.jpg

O dia da Forças Armadas Portuguesas comemora-se este ano em Estremoz.

O “Dia das Forças Armadas” nos moldes actuais foi instituído pela resolução do Conselho de Ministros n. º 31/2003 de Março de 2003, a qual definiu que a

“...CELEBRAÇÃO OCORRERÁ A 24 DE JUNHO, DATA EM QUE SE EVOCAM OS ANIVERSÁRIOS DA BATALHA DE SÃO MAMEDE E DO NASCIMENTO DO CONDESTÁVEL D. NUNO ÁLVARES PEREIRA

...AS CERIMÓNIAS E ACTIVIDADES DO DIA DAS FORÇAS ARMADAS REALIZAM-SE NO SÁBADO IMEDIATO POSTERIOR ÀQUELA DATA, SEMPRE QUE A MESMA NÃO COINCIDA COM ESTE DIA DA SEMANA.”

A sua principal sala de visitas, o Rossio Marquês de Pombal, será o principal "campo de batalha" onde se desenrolará parte da "missão".

Assim, o Rossio e segundo informação da Câmara Municipal será encerrado, fincando interdito ao estacionamento de veículos entre as 15 horas de quinta-feira, dia 23 e as 16 horas de sábado, dia 25.

Eis a "missão" completa, a justificar a sua visita a Estremoz e ao seu orgulho militar, o "Regimento de Cavalaria nº 3" - "Dragões de Olivença:"

De 23 a 26 – Das 15h às 22h – Exposição Militar no pavilhão central do Parque de Feiras e Exposições "Engenheiro André de Brito Tavares".

Dia 24 – Treino da cerimónia militar no Rossio Marquês de Pombal. Às 22h – Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército na Praça Luís de Camões (Pelourinho).

Dia 25 – 9:30h – Celebração da missa de acção de graças e sufrágio pelos mortos das Forças Armadas, na Igreja de S. Francisco. 10h – Chegada das entidades convidadas ao Regimento de Cavalaria Nº3. Cerimónia militar no Rossio Marquês de Pombal. 11h – Chegada do Presidente da República e Honras Militares Regulamentares; Alocução do almirante CEMGFA; Imposição de condecorações; Homenagem aos militares das Forças Armadas mortos ao serviço da Pátria; Desfile das Forças em Parada e sobrevoo por uma formação aérea. 12:30h – Visita à exposição militar no Parque de Feiras e Exposições. 13h – Almoço oferecido pelo almirante CEMGFA, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. 17h – Actuação da Banda do Exército na Igreja dos Congregados.

Alentejanices...: ,
António José Ramos às 15:58
link do post | diz lá tu
1 comentário:
De Anónimo a 21 de Junho de 2005 às 17:03
Obrigado pelo apoio compadre.
Abraços de mais um Alentejano que se recusa a ver o país a cair!D. Nuno Álvares Pereira
(http://www.dnunalvarespereira.blogspot.com)
(mailto:karapa@sapo.pt)

Comentar post

ano X... por António José Ramos

correio para mim, é aqui
connosco

ESTREMOZ

Estremoz

escuta aqui a

Rádio Despertar - on-line

procura aqui...

subscrever feeds

Alentejanices...

todas as tags

há mais estas...