Terça-feira, 15 de Setembro de 2009

"Dragões de Olivença"

Parabéns ao RC3 (Regimento de Cavalaria de Estremoz) pela passagem dos seus 302 anos...

 

Armas do RC3

 

SOLDADOS QUEM SOMOS ?

DRAGÕES DE OLIVENÇA !

ESPADAS AO ALTO !

À CARGA !

AO GALOPE, AO GALOPE, AO GALOPE !

À CARGA !

 

 

 

Faz hoje, 15 de Setembro, 302 anos que nasceu o Regimento de Cavalaria 3...

 

...instalado definitivamente em Estremoz desde 1875, teve a sua origem na praça portuguesa de Olivença, onde foi criado um Regimento de Cavalaria, que seria extinto em 1742, dando origem a outro que se denominava "Regimento de Cavalaria de Dragões de Olivença".

 

Após a reorganização dos regimentos em 1806, foram dados números a cada um dos existentes, tendo calhado aos "Dragões de Olivença" o nº 3. Entre muitos avanços e recuos, nomeações e renomeações, deslocações e recolocações, o RC3 esteve aquartelado em várias localidades, como Elvas, Beja, Leiria, Montemor-o-Novo, Castelo Branco, Vila Viçosa e Évora.

 

Herdeiro das tradições, histórias e glórias de vários aquartelamentos, regimentos, brigadas e corpos que foram sendo dissolvidos, o Regimento de Cavalaria 3, passou a ostentar o título de "Dragões de Olivença" e tem como seu Coronel Honorário de Cavalaria 3, o Rei Eduardo VII de Inglaterra.

 

Situado no coração da cidade, é um dos orgulhos do burgo e mantém desde sempre uma participação activa, quer na história da cidade, quer na da própria nação, facto que muito orgulha Estremoz, o RC3 e todos os que por lá passaram e para sempre se tornaram "Dragões de Olivença".

 

Como alguém disse, e que para a história do Regimento ficou perpetuado, "raramente se viu na guerra, conduta mais brilhante"...

 

Portugal também se deve a este Regimento e aos seus Soldados...

 

Alentejanices...:
António José Ramos às 00:16
link do post | diz lá tu
2 comentários:
De Xico Ramos a 16 de Setembro de 2009 às 07:57
Caro Tó-Zé há algum tempo que não tinha o prazer de ler qualquer comentário teu.Mas , após as merecidas, aqui estás de volta com uma bela lição de história de Estremoz e do glorioso Regimento que, como muito bem dizes é orculho de todos os Estremocenses!... Obrigado e um abraço alargado, óbviamente ao resto do clã
Tio Xico
De ze Piteira a 19 de Setembro de 2009 às 02:31
É meu previlégio ter passado pelo RC3 , e também pela EICE
alfaiasdavidablogsopt.com
abraço

Comentar post

ano X... por António José Ramos

correio para mim, é aqui
connosco

ESTREMOZ

Estremoz

escuta aqui a

Rádio Despertar - on-line

procura aqui...

subscrever feeds

Alentejanices...

todas as tags

há mais estas...