Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008

Encontro de Blogs - Borba 2008

encontro de blog\

Depois do "assentar da poeira" sobre um domingo diferente para os "escribas" dos blogs que marcaram presença em Borba, fazem-se um pouco por todos os participantes os respectivos balanços.

Não sei se haveria de ter que haver balanços, não sei sinceramente se eu o deveria fazer. No entanto e perante alguns dos ditos e na necessidade constante de "balançar" estas coisas, acho que não ficaria bem comigo nem com a minha maneira de ser, se não viesse pela minha escrita dizer o que achei do "excelente domingo" que Borba (pela sua gente), o Ângelo de Sá (em nome da Câmara Municipal de Borba) e o Joaquim Trincheiras (como blog organizador e impulsionador do evento) nos "ofereceram".

Sabendo eu quais os motivos, ideias e vontades que o Joaquim Trincheiras colocou em campo para poder realizar este seu "sonho" (permite-me "Quim" que o chame assim), jamais iria à espera que deste encontro saísse a resolução final de todos os nossos problemas ou que dele mais resultasse que aquilo que realmente aconteceu.

Não era isso que estava em causa, não era isso que se pretendia, não era isso para que o "encontro" e até todos nós estávamos (já) preparados.

Não queiram os meus amigos pensar que as coisas fortes e resistentes do nosso tempo se constroem em meia dúzia de trocas de palavras. Resumir este encontro de gente que por aqui passeia à ideia falhada da constituição de uma suposta "Associação" não me parece justo e em certos termos até me parece atentatória da nossa própria inteligência.

Está na moda o "yes, we can!", e eu também partilho da frase da moda, no entanto e no caso da ideia lançada em Setembro por Estremoz, "nós podemos e nós consegui(re)mos", mas esse caminho terá que se fazer andando e não em quatro horas de conversa e nos termos em que estas duas iniciativas se realizaram. Certo que algo mais estava para ser falado, lançado e até colocado à responsabilidade de alguns, mas motivos vários não o permitiram, lá voltaremos certamente e aí todos terão oportunidades de colocar em campo a sua vontade, sabedoria e qualidade associativa.

Uma coisa é certa, Estremoz e Borba (com a ajuda dos blogs presentes das outras "terras") estão na frente porque já conseguiram lançar a semente dos encontros regulares, pelo menos no Alto Alentejo, com o espaçamento do tempo julgado necessário por quem não faz disto a sua profissão.

Mudando a agulha e falando do encontro para realçar duas ou três coisas que me parecem bem mais importantes:

A postura inteligente, arriscada e dedicada que a Câmara Municipal de Borba colocou em campo ao abraçar a ideia de um blog independente e que conhecendo "o povinho" como se conhece não deixará de criticar quem faz e quem se associa, porque não entende e acha que em tudo há interesses que não os originais e que existem pessoas que os move apenas o interesse em que a sua terra seja não melhor que as outras mas diferente. Tenho que realçar vezes sem conta a entidade CMB na pessoa do seu presidente, rosto activo e essencialmente "presente" connosco para ouvir e falar sobre aquilo que ali nos levou. Um grande abraço Ângelo de Sá, extensivo à equipa por ele envolvida no apoio ao evento.

Às entidades privadas que também quiseram estar presentes, não se escondendo na alegada crise e aproveitando a sua postura no mercado para fazerem uma divulgação do seu negócio, nem que seja por uma simples oferta... Essencialmente porque não é possível de contabilizar os dividendos que a sua postura poderá ter com as conversas escritas que por aqui vamos tendo. Não deixa de ser "publicidade" barata e universal... e garanto-vos que sei do que estou a falar! Soube bem! Obrigado à Adega Cooperativa de Borba, à Casa do Terreiro do Poço, à Florista Zézinha.

Ao João Fialho, amigo destas coisas e que não fora os nossos blogs, certamente não nos teríamos conhecido. Gostei da sua apresentação e da sua facilidade de comunicação que apenas conhecia em termos de imagem (pelas suas fotos), escrita (pelos seus posts e comentários nos blogs) e pela sua simpatia natural (conhecida na nossa "verde paixão" comum e ao balcão com dois ou três cafés). Valeu a pena o desafio borbense que lhe foi feito... estás um profissional!

Ao Joaquim Trincheiras, que com o seu "Alto da Praça" nos destinou um domingo diferente e que acabou por reunir 30 blogs com uma vontade de mostrar união, verdade, honestidade e certeza de uma luta feroz contra quem utiliza esta possibilidade que a modernidade nos ofereceu para "tratar" mal quem está à volta apenas por interesses comuns...

Do encontro, resultou como mais importante, o conhecimento "de caras" que apenas conhecíamos pela foto, pela escrita ou pelo comentário, enquanto se saboreava um café "alentejano", servido pelas simpáticas meninas do "Ponto Delta" presente na "Festa da Vinha e do Vinho".

O conjugar de preocupações e ideias sobre o "calcanhar de Aquiles" da blogosfera, ou seja a velha questão dos anonimatos "maldizentes" e da sua (ou impossibilidade de...) responsabilização.

Alguns esclarecimentos técnicos sobre este mundo, o que recolhendo umas gotas aqui e outras acolá, sempre nos fazem perceber melhor este mundo dos blogs.

A sensação que poderíamos estar muito mais tempo à conversa que os presentes acabariam por fazer daquilo que foi construído em duas horas, uma verdadeira mesa redonda sobre tudo o que poderia envolver a blogosfera e se calhar um dia não chegaria. O que nos deixa boas indicações para o "caminho" que iremos fazer num futuro que julgo e espero não ser muito longo.

O "repasto" estava saboroso, parabéns ao Restaurante Tasca 1, em especial pela "Sopa de Tomate".

Termino dizendo que gostei de partilhar convosco aquele "espaço" e um grande abraço vos deixo ("Quim"... um enorme para ti), gosto de partilhar com vocês este meu espaço, gosto de vos "ler" ainda mais depois vos conhecer e...

 

"vamos em frente que atrás vem gente"

 

 

Alentejanices...:
António José Ramos às 08:25
link do post | diz lá tu
2 comentários:
De mjoáo a 12 de Novembro de 2008 às 22:18
Não saberia dizer melhor! É isto tudo que aqui está... o marcante deste Encontro :)
De fatima a 14 de Novembro de 2008 às 17:18
ola , passe pelo meu blog e eceite a minha distinção!!!
www.artesanatomeufati.blogspot.com

Comentar post

ano X... por António José Ramos

correio para mim, é aqui
connosco

ESTREMOZ

Estremoz

escuta aqui a

Rádio Despertar - on-line

procura aqui...

subscrever feeds

Alentejanices...

todas as tags

há mais estas...